[Resenha] Memórias de uma Gueixa

Fala povo,

Olha eu aqui outra vez!!
Com minha terceira resenha (quem está contando? ;D), já estou pegando gosto pela coisa de escrever sobre livros  (rsrs).

Hoje quero falar sobre uma linda e incrível história do outro lado do mundo.

Estou falando de Memórias de uma Gueixa do autor Arthur Golden.

Sinopse: “Memórias de uma Gueixa” é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso – armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Autor: Arthur Golden – Editora: Imago Editora – Pág.: 460 – R$64,00  – Skoob

Eu conheci essa história através do filme de mesmo nome em uma daquelas noites sem sono. O filme é longo, mas nos prende do inicio ao fim.

Eu comprei o livro pela primeira vez (sim foram duas ^^) para o aniversário da minha melhor amiga que, por acaso, é dona do blog (rsrs) e não resisti e comprei um pra mim no dia seguinte.

Pra quem apenas assistiu ao filme, devo contar-lhes que, mesmo longo o filme conta, pra mim, uns 60 e poucos por centos da história descrita no livro.

Por exemplo, o final do filme, não é o mesmo do livro, há mais coisa pra se saber e acontecer… Sobre a personagem principal, conhecemos seus pensamentos de uma forma ímpar. Sobre todo o ambiente que se encontra a adorável Sayuri e sua jornada de vida.

Pra quem ainda não assistiu ao filme ou não leu o livro, vou contar um pouquinho mais sobre a história para atiçar sua curiosidade ;D

Em uma pequena vila de pescadores em uma casinha “Bêbeda” vivia uma criança com os olhos claros como a água, diziam que seus olhos tinham muita água e a água não se controla, não se molda contra sua vontade. Essa é a nossa, ainda, Chiyo-chan, uma criança observadora e única.  Chiyo-chan vivia com seu pai, sua irmã mais velha e sua mãe já doente. Em um momento na vida dessa criança as coisas começaram a mudar e, acreditem, haverão muitas mudanças na vida dela…

E são essas mudanças que descrevem a trajetória de uma japonesa nascida em uma vila de pescadores com os olhos de um oceano de mistérios, que se transforma em gueixa. Lembrando que, por mudanças consideramos como boas e ruins.

Neste livro não tenho uma parte favorita, pois simplesmente a descrição, o envolvimento e o aprofundamento de uma cultura tão misteriosa, sem falar na personagem forte e adorável, me faz desejar que todos possam ter o prazer de conhecer essa história.

Como última ressalva, se vocês se interessarem na história e não souberem se assistem ao filme ou leem o livro primeiro, aconselho a assistir ao filme primeiro. Não só para não ficarem “bravos” pela falta dos detalhes do livro, mas também porque é um belo filme, com belas paisagens e uma bela história.

Livro recomendadíssimo para aqueles que querem conhecer outra cultura, para aqueles que querem conhecer um pouco mais da alma feminina e também para aqueles que gostam de passar horas com um bom livro.

Bjus Livros e até a próxima ;D

Camila Peitz

2 comentários sobre “[Resenha] Memórias de uma Gueixa

  1. Eu também adorei esse livro, fiquei totalmente presa à história da menina que seguiu um caminho que não foi escolhido por ela mesma; e mesmo sofrendo conseguiu ser a melhor no que fazia. Embora não tenha assistido o filme, já me disseram que é muito bom.

Faça uma blogueira feliz, deixe um comentário!

