[Resenha] Garotas de Vidro

Sinopse: “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”

Autora: Laurie Halse Andreson – Editora: Novo ConceitoPág.: 272 – R$29,90 – SkoobLeia um trecho

Escrever algo sobre um livro assim nos deixa meio que apreensivos, mas em certo ponto é libertador, poder ver e sentir com nossas próprias emoções o que realmente se passa na mente de alguém, que possui um único mantra: 

”O vazio é bom. O vazio é forte”

(Garotas de Vidro, p.11)

Quando se é uma garota de verdade, você espera ansiosa por todos os jantares de ação de graças, todos os filmes com pipoca caramelizada e todas as outras coisas gordurosas e cheias de vida á qual ansiamos desesperadamente… Por uma nova colher…

Quando se é uma garota de verdade você não liga de passar perto da balança, ou comer apenas mais um caramelo durante a aula, aqueles que são escondidos entre a carteira e você sorrateiramente os come enquanto o professor chato de literatura vira as costas…

Esse é todo o contraste de realidade entre uma garota de verdade e as garotas de vidro…

Mas este livro traz em primeiro lugar a realidade de Lia, uma garota que já foi normal, que tinha amigos normais até começarem a acha-la um pouco acima do peso, um pouco mais ‘cheinha’ e deste momento em diante a vida dela nunca mais seria a mesma, sempre tentando alcançar  um padrão de beleza inexistente 45 kg hoje… Mas  teria que pesar 42 kg na semana que vem… Isto em meio as atribulações de qualquer jovem, e Lia conta com o apoio incondicional de Cassie… Pelo menos contava até aquela manha….

”33 vezes ela me ligou, 33 vezes” era tudo o que se passava na cabeça de Lia… Cassie havia ligado 33 vezes antes de morrer… Querendo algo dela…

Cassie era uma garota comum, que queria apenas que Lia fosse junto com ela… E que chegassem a perfeição em seus corpos congelados… Com seus 40 Kg, mas ainda não era a perfeição, a perfeição seria os sublimes 35 kg, o peso ideal para qualquer garota… Principalmente para elas…

Garotas de vidro traz a luta de vida de Lia e como ela deve querer mais… Como ela precisa viver e enfrentar seus medos mais profundos e obscuros.

De fato, fiquei com um pouco de receio de escrever sobre um tema assim, mas é libertador, quanto mais você lê, mais você acaba percebendo uma nova realidade. O que as vezes fingimos que não temos conhecimento, de que essas coisas acontecem… Por mais que estejam mais próximos do que imaginamos.

Bem essa mera leitora ainda tem muito que digerir…. Boa leitura a todos!

Anúncios

7 comentários sobre “[Resenha] Garotas de Vidro

  1. Eu gostei muito deste livro.
    É uma leitura que mexe com a gente. Incomoda. nos leva a várias reflexões sobre um tema que é cada vez mais distorcido: a beleza.
    Eu recomendo essa leitura para todos os jovens, que sempre têm uma visão tão equivocada de si mesmos.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

  2. Oi, Klau este livro ´trata de um tema bem delicado, mas necessário. Quando resenhei fiquei bastante preocupada já que lido com adolescente nesta idade. A autora abordou de forma muito crua e realista, acho que era pra ser assim mesmo. Boa resenha.

  3. Fiquei meio ressabiada quando li a sinopse desse livro. É uma temática complicada pra mim, porque meus problemas com peso sempre foram uma neura muito grande para mim. Acho que estórias assim deveriam ser melhores trabalhadas entre a nossa juventude, que cada dia que passa se baseia em parâmetros impossíveis de serem alcançados. Parabéns pela Resenha…

Faça uma blogueira feliz, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s