Aniversário do Mestre!

Ontem, dia 03 de Janeiro de 2013 foi o aniversário de uma pessoa muito importante na minha vida… Pena que não esta mais entre nós… Teria feito 121 anos… rsrs

Estou falando do aniversario do autor e Mestre John Ronald Reuel Tolkien também conhecido como J. R. R. Tolkien o criador da Terra Média!

JRRTokien

Tolkien é um marco em minha vida, com os seus livros, especificamente com a Trilogia do Anel, eu me tornei quem eu sou hoje, uma viciada em livros, e também uma mulher casada, já que conheci o meu marido por causa do Mestre… rsrs

Eu ganhei a minha primeira trilogia de presente da minha Mãe, e até hoje é o presente que mais agradeço a ela por ter me dado. Li a trilogia algumas vezes, assisti aos filmes mais algumas vezes e tenho praticamente a coleção completa do Mestre em um lugar especial da minha estante, inclusive com os DVD’s das Estendidas.

Resumindo, sim eu sou uma viciada em Tolkien!

E, como ontem foi o aniversario do meu Mestre eu não poderia deixar passar sem nenhum post, e é ainda mais especial sendo o primeiro do ano de 2013!

Para quem ainda não o conhece, e nem aos seus livros vou apresentar um pouquinho para vocês…

Conhecendo Tolkien…

Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul.

Aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver em Inglaterra.

Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter.

Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.

the hobbit_capa1

Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford. e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade.

Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica”.

A suas obras foram traduzidas para mais de 34 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.

Seu Romance…

Tolkien se apaixonou por Edith Bratt, quando ele tinha 16 anos, ela três anos mais velha, e os dois começam a namorar às escondidas. Entretanto, o seu tutor, o Padre Francis Morgan, descobriu a situação e, acreditando que este relacionamento fosse prejudicar a educação do rapaz, proibiu-o de vê-la até que completasse vinte e um anos.

Na noite do seu vigésimo primeiro aniversário, Tolkien escreveu a Edith, e convenceu-a a casar-se com ele, apesar de ela já estar comprometida. Eles se casaram em 22 de março de 1916, pouco antes de Tolkien partiu para servir na França durante a Primeira Guerra Mundial. Juntos eles tiveram quatro filhos: John Francis Reuel Tolkien (1917–2003), Michael Hilary Reuel Tolkien (1920-1984), Christopher John Reuel Tolkien (1924-) e Priscilla Anne Reuel Tolkien (1929-).

Edith, faleceu em 1971. E em sua lápide está escrito “Luthien”, depois, quando ele morreu, em 1973, foi enterrado no mesmo túmulo e teve o nome “Beren”  adicionado ao memorial. Acreditasse que a história contada no livro ‘O Silmarillion’, da princesa élfica Lúthien e do mortal, Beren, seja como o romance real deles, e é considerado o maior romance dos Dias Antigos.

Lápide_Beren e Luthien

Com os filhos…

Tolkien era um pai dedicado. Essa característica mostrava-se bastante clara nos livros, muitas vezes escritos para os seus filhos, como Roverandom, escrito quando um deles perdeu um cachorrinho de brinquedo na praia. Além disso, Tolkien mandava todos os anos cartas do Papai Noel quando os filhos eram mais jovens. Havia mais e mais personagens a cada ano, como o Urso Polar, o ajudante do Papai Noel, o Boneco de Neve, Ilbereth (um nome semelhante ao da rainha Elbereth, a Valië), sua secretária, e vários outros personagens menores. A maioria deles contava como estavam as coisas no Pólo Norte. Mestre Gil de Ham foi, outrossim, uma história contada para entreter os filhos.

Tres_Capas

Os filmes…

O diretor e também fã de Tolkien, Peter Jackson, dirigiu a Trilogia do Anel, e agora esta novamente na produção da Trilogia  d’O Hobbit.

Os três filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei foram filmados simultaneamente durante um período de 274 dias, em 16 meses. Os três filmes foram rodados em simultâneo na Nova Zelândia, faturaram cerca de 3 bilhões e premiados com 17 Oscars, entre os 30 para os quais foram indicados.

box-o-senhor-dos-aneis-3

E no dia 15 de Dezembro tivemos o grande prazer de acabar com a espera de 10 anos, para ver O Hobbit nas telonas, e como um grande   fã que é Peter Jackson, está fazendo um ótimo trabalho com mais esta ótima história de Tolkien…

o-hobbit-uma-jornada-inesperada

Então minha gente, outro dia fala mais um pouco sobre este maravilhoso escritor…

Espero que tenham gostado tanto quanto eu, de saber mais sobre o Mestre Tolkien.

Beijos e me fui!

Luh Figueiredos

Anúncios

Um comentário sobre “Aniversário do Mestre!

  1. Oi, Luh!
    Adorei este post de abertura de 2013!
    Parabéns! ^^
    Eu, simplesmente, AMO a literatura de Tolkien. Ele influenciou profundamente a minha imaginação (que já é fértil por natureza!) e o meu modo de criar/escrever. Posso dizer que isso fica claramente exposto no enredo do meu livro, BRAHNAC – A Terra Mágica (de 733 páginas!), lançado em 2012 pela Baraúna. Você o conhece, não?!
    Então, voltando ao assunto…
    Quem gosta de Tolkien perceberá o leve ar de seu mundo fantástico entremeado no universo paralelo ao nosso (BRAHNAC) que eu criei, o que me levou a descrever e desenhar alguns dos locais deste mundo, por onde os personagens passaram, apresentados em forma de mapa no início do livro.
    Para comprovar o que digo, leia um trecho da resenha feita pelo meu caro colega autor, Sérgio Carmach, sobre o meu livro: “Os personagens importantes que cercam a protagonista – como Alan e Andrew – vão sendo desnudados de forma surpreendente em um enredo complexo e atraente, tudo envolvido por um clima que remete levemente às histórias de Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis). ” Se quiser conferir a resenha na íntegra, acesse: http://sergiocarmach.blogspot.com.br/2012/11/brahnac.html?m=1 (vai valer a pena!).

    Beijos e FELIZ 2013!
    Cátia Isotton Nachbar
    http://www.brahnac.com.br.

Faça uma blogueira feliz, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s