[Resenha] Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida

Olá pessoas desse planeta incrível.

Como vão seus dias? Os meus andam ainda em marcha lenta. X)

Então hoje, aproveitando esse meu dia mais lento, venho contar-lhes sobre uma história que me fez chorar em algumas páginas.

Estou falando do livro da autora Isa Colli:

Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida

UM_AMORN_UM_VERAO_E_O_MILAGRE_DA_VIDA

Sinopse: Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores… Angra dos Reis…!

Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá.

Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças.

Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens.

De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce.

“Um amor, um verão, e o milagre da vida” é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão.

Autora: Isa Colli – Editora: Baldon – Pág.: 231 – Skoob

Resenha: 

Com uma linguagem correta, limpa, baseada em fatos reais, com partes de partir o coração e de rolarem lágrimas pela face que a escritora Isa Colli nos presenteia com a história de um amor adolescente tão natural como as ondas da praia de Provetá no Rio.

Nesse livro conhecemos Maria Paula, uma moça de família abastada e João Carlos, um morador de Provetá, filho de pescador que se prepara para o vestibular.

A família de Maria Paula passou recentemente por uma barra. A avó de Maria falecera de câncer e o avô havia sofrido muito, deixando de trabalhar na empresa dele, afetando toda a família.

João Carlos tem uma vida tranquila, gosta de praia, surfa todos os dias, adora sua família e trabalha nas férias na sua amada Provetá.

E como os caminhos desses dois personagens se cruzam?

Bem, a família de Maria Paula resolve passar alguns dias na casa de praia que o avô comprara para a finada esposa. Maria Paula leva uma amiga para não passar sozinha por aquele “sufoco” rsrs. Até que um dia, passeando pela beira da praia, as duas garotas encontram com um grupo de surfista e rola uma paquera de longe. Entre esses surfista estava João Carlos, que logo se interessa por Maria Paula.

E é nesse clima de praia, sol e romance que Maria Paula e João Carlos (JP pros íntimos) desenvolvem esse sentimento puro e simples que é o primeiro amor.

Tudo estava em flores até que JP, incomodado com dores abdominais a um nível insuportável, descobre que tem câncer. Com o diagnóstico Carlos Daniel, oops, João Paulo rsrs (nomes duplos me fazem pensar em novelas mexicanas  e na Usurpadora rsrs) vê seu romance com Maria Paula ameaçado e resolve terminar o relacionamento, para que a moça não fique com ele por pena ou por obrigação (que cabecinha teimosa não??).

Maria Paula, inconformada, tranca-se no quarto, chora e não entende o motivo de JP ter feito o que fez.

Com o desenvolver da narrativa, acompanhamos a luta de JP contra câncer, da luta da família para apoiá-lo e como Maria Paula descobre e reage a essa história.

Uma história com uma narrativa um pouco certinha demais nos diálogos, mas bem trabalhada no que tange ao fato de ser um história baseada em fatos reais (o Orkut ainda era o top dos sites de relacionamento nessa história), com boas explicações referentes ao câncer e ao caminho que um paciente com câncer passa.

Pra quem gosta de uma história curta, romântica e com cenas de emociona, esse é uma boa pedida.

Espero que gosteM do livro.

Bjus e até a próxima

Camila Peitz

Anúncios

2 comentários sobre “[Resenha] Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida

  1. Olá Camila!
    As palavras “baseadas em fatos reais” prenderam minha atenção. Se tratando de qualquer gênero, quando vemos um livro com essa definição, encaramos a história com outros olhos. É como… “Caramba, o que eu estou lendo realmente aconteceu”. Dá uma ideia totalmente diferente.
    O último livro que li abordando esse assunto foi A Culpa é das Estrelas. Quedinha por drama.. rs’ O cenário me pareceu muito legal e bem romântico. Entrou na minha listinha de Desejando. *-*
    Sua resenha foi objetiva, gostei dela :p

Faça uma blogueira feliz, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s