Você sabe o que são as Tubotecas?

Olá minha gente, como estão?

Aqui em Curitiba, existe um projeto, novo ainda, esta bem no comecinho, são as Tubotecas…

E o que é isso?

Tubotecas, são bibliotecas instaladas em estações-tubo de Curitiba, (onde param os ônibus), onde o passageiro pode escolher e emprestar um livro, sem a necessidade de fazer um cadastro e também sem prazo de devolução, a pessoa pode ler no seu tempo sem ter que ficar renovando o empréstimo nem nada assim.

As tubotecas estão funcionando na Estação Rui Barbosa, com quatro unidades; duas unidades na Estação Central, na Rua Presidente Faria em frente ao Correio; duas unidade na Praça Carlos Gomes, na Rua Lourenço Pinto; e duas unidades na Linha Verde, na Estação Marechal aqui em Curitiba.

tuboteca_ok_

E hoje venho lhes apresentar este projeto e também para contar que as Tubotecas estão precisando de doadores…

Projeto completou um mês de funcionamento e recebeu mais de 6 mil livros, mas ainda precisa de mais gente disposta a se desapegar e doar…

É quase uma avalanche: assim que as equipes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) repõem os livros das Tubotecas, em menos de uma hora os usuários/leitores “agarram” rapidamente o título que mais chamou atenção e seguem viagem, o que faz com que as bibliotecas instaladas nos tubos do transporte coletivo fiquem rapidamente vazias. Por conta da demanda inesperada, a FCC tem trazido diariamente novos livros para atender o público – o que daria, mais ou menos, 500 obras todos os dias. A pergunta imediata é: E de onde vem tudo isso?

As Tubotecas hoje sobrevivem basicamente de doações – o acervo inicial, de acordo o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, veio do programa Curitiba Lê, e os 3,5 mil livros ajudaram a sustentar as primeiras semanas. “Agora, nosso apelo é para que as pessoas doem”, salienta Cordiolli.

tuboteca

Nas últimas semanas, a fundação recebeu três grandes doações: 5 mil livros da Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quase 500 da Volvo do Brasil, além de doações de pessoas físicas, como a escritora Monika Gryczynska, que se desapegou de 400 volumes de sua biblioteca pessoal. Outra contribuição também de quase 5 mil obras está em negociação entre a FCC e uma empresa.

“Temos ainda a doação pingadinha, que são as pessoas que deixam alguns títulos da própria estante”, conta a coordenadora de literatura da FCC, Mariane Filipak Torres.

Tanto a Volvo quanto a Editora da UFPR tiveram a mesma motivação para doar, ficaram “fãs” do projeto. “Muitos livros foram patrocinados pela empresa. Estando nas Tubotecas, esses títulos chegarão à população de maneira mais fácil”, diz a coordenadora de patrocínio da Volvo, Anaelse Oliveira. O diretor da Editora da UFPR, Gilberto Castro, também pensou na visibilidade. “Temos muitos livros bons e que, às vezes, por falha na distribuição, acabam escondidos. É uma oportunidade de expor esses autores.”

E esses livros voltam?

Os envolvidos no projeto garantem que os leitores estão, aos poucos, devolvendo os livros, atitude que se tornou mais frequente há poucos dias, o que leva a crer que se leve pelo menos um mês para terminarem de ler a obra emprestada. Há ainda o leitor que passa o livro para parentes e amigos antes de devolvê-lo. A mediadora de leitura da FCC, Maria Lúcia de Faria, confia na honestidade dos leitores. “Estamos depositando confiança nas pessoas, esse projeto implica em respeito, partilha e solidariedade.”

E como doar?

13 - seneca

Locais

Os livros podem ser deixados em equipamentos mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba, Casas de Leitura, sede da Fundação Cultural (R. Engenheiro Rebouças, 1.732), no Ippuc (R. Bom Jesus, 669) e na Prefeitura (Av. Cândido de Abreu, 817). Poucos títulos podem ser deixados nas próprias Tubotecas, e grandes doadores tem de se adequar ao edital de chamamento público (disponível na página da Fundação Cultural).

Tipos

Serão aceitos livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infanto-juvenil. Não devem ser doadas obras técnicas, didáticas e religiosas, além de jornais, revistas e materiais com conteúdo ofensivo ou pornográfico.

Então alguém tem interesse em doar…

Vamos fazer esse povo ler… Porque, povo que lê, fica inteligente!

Beijinho me fui!

Luh Figueiredos

Fonte da Noticia: Gazeta do Povo e G1.com

Anúncios

4 comentários sobre “Você sabe o que são as Tubotecas?

  1. Luh eu adorei esse projeto. Não moro na cidade, mas sempre vejo notícias boas vindas daí, e essa iniciativa é muito legal. Pensei em divulgar esse post no meu blog, tem algum problema?
    Conheci seu blog através do Pepper Lipstick, e gostei muito!
    Bjos!

    1. Oi Joana, pode divulgar sim, sem problemas, e que bom que gostou do meu cantinho…
      Faço de tudo para manter ele em dia… Espero que volte mais vezes e aproveite para deixar o link do seu blog… ^^

      Bjo ate mais.

Faça uma blogueira feliz, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s